domingo, 22 de novembro de 2009

Iniciando as discussões....

Descrevo abaixo meus comentários acerca do estudo de caso, peço que avalie e comente..... O que você acha???



1. Quais os motivos que podem ter levado os alunos a desistir do curso e a não conseguir ter o aproveitamento esperado?


Há dois motivos que podemos considerar fundamentais para a desistência dos alunos, os quais são: a falta de feedback dos tutores e a qualidade do material. Assim, levando em consideração que a educação a distância se fundamenta nestes dois eixos, tutoria em excelência e um material didático auto-explicativo e motivador, quando há um destes eixos com deficiências, as possibilidades de desistências dos alunos é presente. Assim, no estudo de caso acima percebe-se a descrição de elementos que consideram a falta de qualidade do material, expresso pelas seguintes descrições: “a explicação dos conteúdos não era esclarecedora e que não estava adequado à realidade” e “As ilustrações eram de má qualidade e serviam apenas para enfeitar”.



Em relação ao feedback do tutor, têm-se “Os que não desistiram, não conseguiram boas notas”. A partir desta lógica, entende-se que os alunos que chegaram ao fim tiveram notas ruins, e então questiona-se: como o tutor estava guinado sua turma? Ele estava percebendo as dificuldades vivenciadas pelos alunos no decorrer das atividades? Por que não realizava as intervenções necessárias, ou seja, onde esta o feedback? Acredita-se que se o tutor estivesse atento a turma e suas dificuldades, o material teria sido reajustado e assim a turma teria mais êxito nos estudos, com menos reprovações ou desistências.

2. No que estaria o Diretor do NEAD pensando, ao realizar aquele questionamento?

O diretor percebeu o erro cometido ao lançar um material didático sem correção, ou reajustes para o ambiente virtual. Nesta lógica, têm-se que o material didático disponível em ambiente virtual é distinto do material para uso em aulas presenciais ou mesmo para livros ou artigos científicos. O material em EAD deve ser interativo, motivador, de linguagem coloquial, auto-explicativo, entre outras particularidades e por isso percebe-se a importância do mesmo como eixo fundamental para o sucesso do aluno de EAD.

3. Que itens poderão ser incluídos nessa lista?

O material em EAD pode utilizar-se de diversos mecanismos, que buscam efetivar o vinculo entre aluno-tutor-ambiente. Entre estes mecanismos, têm-se os vídeos, as imagens, as apresentações em flash ou power point, as problematizações, os estudos de caso, fórum, chats, entre outras. Estes elementos enriquecem o texto e trazem o aluno com maior facilidade ao ambiente de aprendizagem a partir do momento em que o mesmo torna-se agradável e interessante.

4. No que estaria o professor Antunes a pensar, quando tentou encontrar outra explicação para os problemas do curso?

O professor não quis responsabilizar-se por completo pelo insucesso dos alunos, e apesar de perceber que seu material didático tinha lacunas, não ponderou que o mesmo poderia ser o principal motivo da desistência dos alunos.


SOLUÇÕES

Como solicitado encaminho algumas soluções que acredito serem relevantes:
  • Estabelecer coerência entre o conteúdo didático e as ferramentas propostas pela educação a distância, por meio de análises de material e revisão;
  • Renovar o material, dando-lhe uma linguagem coloquial, clara, objetiva, coerente, interessante, motivadora e interativa, elementos que estimulam a participação do aluno e consequentemente a continuação no curso;
  • Efetivar uma maior interação entre tutor e aluno, para que o mesmo perceba as dificuldades ainda em tempo de solucioná-las;

2 comentários:

  1. Considero de grande importância sua avaliação para com o exemplo mencionado. Este vídeo contribuiu bastante para a exemplificação das informações contidas em seu texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Na situcao problema afirma-se que


    "O módulo já foi aplicado aos alunos da primeira turma e os resultados não foram nada animadores. Os tutores relataram que grande número dos alunos desistiu do módulo, com o argumento que não estavam entendendo nada. Os que não desistiram, não conseguiram boas notas'.

    Como fazer para ultrapassar essa situcação. Repare que a ideia não e responder a questionamentos, mas encontrar solucoes para o problema.

    Abraco

    Joao Jose Saraiva da Fonseca

    ResponderExcluir